Quinta-feira
16 de Julho de 2020 - 
MODERNIDADE E TRADIÇÃO CAMINHANDO JUNTOS!

Consulta de Processos

Insira seu usuário e senha para acessar seu painel jurídico
Seu usuário
Sua senha

Notícias

O escritório

Carta ao cliente

  
Prezado Cliente
 
Se você é ou vai ser nosso cliente, precisa conhecer nosso sistema de trabalho, ter informações sobre como tramitam os processos e os motivos de sua demora. Sobretudo, deve estar bem informado sobre o funcionamento da Justiça do nosso país.
 
1.    CONTRATAÇÃO DO ESCRITÓRIO
O escritório é constituído por um coletivo de advogados e colaboradores. Quando você nos contratar, assinando o instrumento de procuração, está contratando este coletivo. Portanto, o advogado que lhe atendeu poderá não ser o mesmo que fará a sua audiência, como também poderá não ser o mesmo que lhe acompanhará até o final do processo. Isto porque o trabalho em coletivo de nosso escritório prima pela distribuição de tarefas e atividades de acordo com a especialização de cada advogado e colaborador, com o objetivo único e específico de melhor prestar o nosso serviço a você cliente.
 
2.    A DEMORA DOS PROCESSOS
É de conhecimento público de que a Justiça como um todo e em regra, não alcança em tempo esperado a solução do processo com a agilidade que você gostaria. E, em regra, o andamento mais ou menos ágil dos processos não depende somente do advogado. O advogado ajuíza a ação e a partir daí desenvolvem-se os diversos atos do processo, como audiências, perícias, despachos judiciais, sentenças, recursos. Esse andamento depende de atos de funcionários da Justiça, de peritos, de juízes, de representantes do Ministério Público, entre outros. Quando o processo sofre recurso, que implica julgamento nos Tribunais Superiores (a sua grande maioria), a demora é ainda maior. Essa demora está relacionada com o emperramento da máquina judiciária, em decorrência da falta de juízes e funcionários, e, por vezes, do excessivo número de recursos que hoje assoberbam a estrutura judiciária.
 
3.    VOU GANHAR?
Esta pergunta é sempre feita pelo cliente. Somente pode ser respondida em termos relativos. É possível verificar tendências no Judiciário sobre como são julgados determinados tipos de processo. Estas tendências variam de acordo com a mudança dos juízes nas juntas ou varas, nas turmas ou câmaras, ou mesmo com a substituição ou aposentadoria dos ministros dos tribunais. É impossível afirmar, antes do término do processo, se a ação será vitoriosa, ou não. Existem processos cuja tendência é mais favorável, e outros cuja tendência é menos favorável. Os processos que dependem de prova – testemunhas, ou de documentos, por exemplo – serão julgados conforme o valor que o juiz emprestar a estas provas. Por exemplo, é comum o trabalhador fazer horas-extras e não ter testemunhas para provar. Nesse caso, embora ele tenha o direito, não irá ganhar as horas-extras porque elas precisam ser comprovadas no processo.
 
4.    QUANDO VOU RECEBER?
Regra geral, depois de terminado o processo de conhecimento, começa um novo processo que é o de execução, ou seja, a fase em que a empresa, pessoa ou instituição condenada vai ser obrigada a pagar. Nesta fase de cálculos, existe uma série de procedimentos demorados que, seguidamente, desesperam o cliente: cálculos muitas vezes complexos, impugnações a estes cálculos por qualquer uma das partes, julgamento dos cálculos, novos recursos sobre valores, penhora, leilão, etc. É possível, em raras oportunidades, que estas questões se resolvam rapidamente, mas, na maioria das vezes, a execução pode demorar tanto quanto, ou mais, que o próprio processo.
 
5.    A CONFIANÇA
Não dê ouvidos às informações de leigos de que “fulano já ganhou” um processo igual. Cada ação é um processo singular. Tampouco considere afirmações do tipo “tal escritório é mais rápido”. A rapidez do processo depende, como dissemos, menos do escritório e mais da estrutura administrativa dos tribunais e dos próprios juízes. Sua vinda aqui não é gratuita. Se você nos deu procuração, confie em nosso trabalho. O prestígio do nosso escritório foi construído em razão da seriedade com que atuamos em cada caso que nos é confiado. Buscamos sempre preservar nossa tradição de escritório comprometido com a defesa do Direito e da Justiça Social.

Contate-nos

Rua Santo Antônio  nº 66  (Rua da Faculdade Estácio de Sá)
-  Barreiros
 -  São José / SC
-  CEP: 88117-350
© 2020 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Pressione as teclas CTRL + D para adicionar aos favoritos.